A Mascote

A Mascote
Olá eu sou o Splash.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O desporto e o sucesso escolar

Devem os pais incentivar a prática desportiva pelos seus filhos ou reprimi-la, dando mais tempo para os estudos, "já que o Francês e a Matemática não andam nada bem"? Poderá a prática de um desporto contribuir para o sucesso académico? Como?

Existe um leque muito variado de desportos, desde os colectivos aos individuais. Quando um jovem escolhe uma actividade e se envolve nela, está a desenvolver interesses pessoais, que podem contribuir largamente para que nunca venham a surgir comportamentos desviantes. A prática de qualquer desporto implica a existência de sentido de responsabilidade pelo cumprimento dos compromissos assumidos, nomeadamente a assiduidade e a pontualidade aos treinos.
Pressupõe também o estabelecimento de metas pessoais , melhorar os tempos, aperfeiçoar um salto, por exemplo) e a tentativa de as alcançar. Esta implica persistência e trabalho continuado. Se transferirmos estas competências para o domínio académico, podemos ver que o seu desenvolvimento nesta área acarreta uma maior eficácia no estudo, fazendo prever um maior sucesso académico.

Qualquer desporto colectivo implica também o desenvolvimento de competências de relacionamento social e de trabalho em grupo. Não há que tornar uma equipa rentável, não obstante os afectos? Como se faz isso a não ser desenvolvendo a disciplina, a tolerância, a aceitação da diferença, o espírito de colaboração e de entreajuda, a participação num esforço colectivo para se atingir um objectivo comum?
E quanto aos desportos individuais? Para além das vantagens comuns a qualquer desporto, cada um desenvolve competências específicas e pode mesmo ajudar a resolver determinadas problemas

A prática regular de desporto é um hábito a adquirir desde a infância. Se ele só for procurado quando o colesterol e o excesso de peso o pedem, custará muito mais a adquiri-lo. O stress acumulado na agitação do dia-a-dia encontrará também aí um poderoso antídoto. Por isso, pais, investir na prática do desporto pelos vossos filhos é apostar no desenvolvimento de competências que os auxiliarão na vida académica e é contribuir para uma melhor saúde física e mental, a curto e a longo prazo.

Autor: Armanda Zenhas (Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Secção de Natação do Clube Náutico de Arcos de Valdevez inicia época desportiva com o “Torneio de Abertura de Inverno”

No passado fim-de-semana a Piscina Municipal da Rodovia, em Braga, recebeu o “Torneio de Abertura de Inverno” destinado aos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores. Apresentaram-se em competição cento e trinta e quatro nadadores representantes de sete clubes (Clube Esposende 2000, Clube Náutico de Arcos de Valdevez, Desporto de Barcelos, Escola Desportiva Limiana, Escola Desportiva de Viana, Sporting Clube de Braga e Viana Natação Clube)
Os principais objectivos deste Torneio consistiam na avaliação e preparação dos nadadores para os próximos Campeonatos Regionais de Inverno agendados para o mês de Novembro.
Ana Rita Barros e Rita Soares Reis representaram o Clube Náutico de Arcos de Valdevez nos escalões de Juniores e Juvenis, respectivamente.
A nível classificativo, nos 200 metros Livres Rita Barros obteve a 10ª posição. Na prova de 400 Livres Rita Reis foi 7ª classificada e Rita Barros obteve a 9ª posição. Nos 200 Costas Rita Barros obteve 7º lugar e Rita Reis classificou-se em 3º.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008